Higiene  

    Cuidar do pêlo do Collie não dá muito trabalho!

 É essencial escovar o pêlo uma vez por semana, a fim de eliminar o pêlo morto e detritos que possam alojar-se na pelagem. Deve-se ter atenção em evitar que se formem nós de pêlo emaranhado atrás das orelhas e desembaraçar bem as franjas. Se estiver sujo e não quiser dar banho, polvilhe o pêlo com pó de talco, após humedecer bem a pelagem com borrifos de água. Escove abundantemente até sair o pó todo.

O Collie ficará limpinho e cheiroso!
Uma escovagem frequente elimina nós e pêlos emaranhados. É ainda uma oportunidade de detectar pulgas, carraças, inchaços ou mazelas. Use os seguintes tipos de escovas:

  1. As escovas mais esguias têm fios finos e próximos, geralmente presos ou dobrados. São escovas multi-funções de boa qualidade que removem nós, pêlos soltos e detritos em cães com pelagem longa.
  2. As escovas de pinos têm os dentes rectos e espaçados entre si. São boas na remoção de pêlos emaranhados e excelentes para cães com pêlo bastante longo.
  3. As escovas de cerdas e metal são utilizadas na última fase de escovagem e em cães com pêlo bastante longo.
    Habitue o seu novo companheiro escovando-o desde o início (sobretudo se for um cachorro).

Como escovar?


    Brinque com o seu cão antes de cada escovagem e faça intervalos frequentes, entre vários minutos. Quando terminar, recompense-o com um presente e elogie-o. Siga estes passos na escovagem do seu cão:

Passo 1:

Coloque o cão numa mesa ou ajoelhe-se junto a ele. Comece por usar uma escova esguia ou de pinos para remover pêlos mortos, detritos e nós.

 

Passo 2:

Para nós mais difíceis, deverá utilizar um amaciador para cães e escovar ou esfregar suavemente pequenas secções do nó.

 

Passo 3:
Quando o pêlo estiver macio, termine com uma escova de dentes largos.

Esta raça não larga muito pêlo!

Duas vezes por ano ocorre a muda, na qual o pêlo cai profusamente. Nesta altura é desagradável sentir pêlo de cão por toda a casa, no carro e até mesmo na roupa! Mas esta fase não dura mais que 3 semanas. Pode controlar a perda de pêlo por administrar certas vitaminas essenciais (A,E,H), ácidos gordos de cadeia curta e Zinco. Durante o resto do ano o pêlo do Collie fica em fase de crescimento e portanto não cai. Ao contrário das raças de pêlo curto, em que o pêlo cai o ano todo.

 

 Cuidados visuais 

    A pele e os pêlos em redor dos olhos do seu cão são áreas sensíveis que requerem cuidados semanais. Siga estes passos para manter os olhos do animal limpos e sem impurezas.

Passo 1:
Coloque uma mão por cima da cabeça do seu cão para que possa controlar os seus movimentos.
Passo 2:

    Com a outra mão, use um cotonete para limpar suavemente a pele e os pêlos em torno de cada olho. Observe com atenção cada um dos olhos. Devem apresentar-se claros, brilhantes e sem sinais de impurezas, descargas ou inflamações.

 

Cuidados dentários

 

    Além de visitas regulares ao seu Médico Veterinário, os cuidados dentários domésticos e semanais ajudam a reduzir o risco de ocorrência da doença mais comum nos cães: a periodontite.

 

Passo 1:

Segure a cabeça do seu cão enquanto examina os dentes e as gengivas. Esta observação diária permite que o animal se habitue à ideia de que os dedos do dono estejam na sua boca.

 

Passo 2:

Quando se sentir confortável com a observação, introduza a escova de dentes. Utilize uma escova concebida especialmente para cães. Esfregue os molares com suavidade, colocando a escova num ângulo que lhe permita alcançar a gengiva em redor.

 

Passo 3:

Depois dos molares, esfregue os dentes caninos (na parte frontal). Siga sempre o mesmo padrão de limpeza para que o seu cão saiba o que esperar.

 

Sugestão útil

    Esteja atento a sinais de infecção (vermelhidão ou inchaço) nas gengivas do seu cão e leve-o a um exame médico completo, pelo menos uma vez por ano.

Cuidados com as unhas

 

    As unhas do seu cão ficam gastas com os passeios e o exercício físico. Contudo, se as unhas precisam de ser cortadas, peça ao seu Veterinário que lhe mostre como proceder.

Quantas vezes se dá banho a um Collie?

    Normalmente a escovagem semanal é suficiente para manter a pelagem em bom estado. Como é uma raça em que o pêlo não deita odor típico de cão, o Collie pode passar meses sem tomar banho. Faça-o somente quando o pêlo estiver mesmo muito sujo, 1 a 2 vezes por ano da seguinte forma: 

 

Passo 1:

Escove o seu cão e tape cada orelha com uma bola de algodão. Coloque-o numa banheira ou num recipiente com uma superfície aderente. Agarre a coleira com firmeza e deite água morna sobre o corpo do animal, certificando-se de que não lhe molha a cabeça.

 

Passo 2:

Lave o corpo do animal com um champô para cães. Ensaboe o seu cão enquanto fala com ele e o elogia. Quando estiver bem ensaboado, lave a cabeça, certificando-se de que o champô não entra em contacto com os olhos, o nariz e a boca.

 

Passo 3:

 

Enxague e seque a cabeça; de seguida, enxague o corpo. Quando a água sair limpa, enxague novamente. Seque o seu cão com toalhas e retire as bolas de algodão das orelhas.

 

Sugestão útil

 

     Dê banho ao seu cão quando estiver sujo ou a cheirar mal; evite dar-lhe banhos em excesso, para que a pele e o pêlo não sequem.

 

    É uma raça saudável se for adquirido num criador de boa reputação, cuidadoso, terá boas chances de ter um Collie saudável. Esta raça pode padecer de certas doenças de pele imunomediadas, problemas oculares, e mais raramente, displasia da anca. Se o dono for cuidadoso com os cuidados veterinários recomendados, adquirir um animal geneticamente são e fornecer ração de boa qualidade, terá todas as chances de possuir um Collie saudável. 
   Não é caro manter um Collie:o Collie não come muito, não se gasta muito em shampôs nem em tosquias, visto que não toma banho com frequência, e é uma raça geralmente saudável, que não lhe causa muita despesa no veterinário.
  

 

 

 
Macho
Champ Dogs      Collie Online      Collie Pedigree      Collies in Show      CPC      Criadores      Dogs Worldwide      eurobreeder      FCI      trasdepastores